Semulsp promove acolhimento de animais abandonados na secretaria

Secretaria realizou banho e tosa para os animais que vivem na secretaria neste sábado, 15/1

Devido aos frequentes casos de abandono e de circulação de animais na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a pasta criou, em 2021, o Espaço Pet, com o objetivo de acolher e realizar os encaminhamentos necessários para estes animais. A iniciativa foi concretizada na gestão do secretário Sabá Reis. E neste sábado, 15/1, foi realizado banho e tosa para os amimais que vivem no espaço.

De acordo com a coordenadora do espaço Pet, Ellen Neves, muitas pessoas abandonam animais na frente da secretaria. E visando acolher estes pets, o secretário da Semulsp, Sabá Reis, construiu um espaço dedicado e exclusivo para estes animais.

“Os pets recebem tratamento de primeira. Eles são castrados, vacinados, vermifugados, alimentados e também ganham banho e tosa”, destaca.

Os animais recebem antipulgas e são encaminhados para tratamentos veterinários necessários. A coordenadora do Espaço Pet também realiza um trabalho de socialização com os animais, buscando fazer com que eles se acostumem com a presença de novas pessoas na secretaria.

“Hoje temos 12 pets. Quando eu cheguei aqui eles já estavam abandonados, sujos, doentes, não eram castrados e nem tratados. Propus ao secretário Sabá Reis para que cuidasse dos animais, ele apoiou totalmente, foi quando construiu o espaço Pet. Alguns cães foram abandonados aqui na porta da secretaria, mas vale ressaltar, que aqui é uma secretaria de limpeza, não um espaço para abandonar os animais, então se adotar um animal, cuide, não abandone”, enfatiza Ellen.

Quem quiser adotar qualquer gato ou cachorro, basta comparecer na sede da Semulsp, localizada na avenida Compensa, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Abandonar os animais é crime

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime. Quem cometê-lo deverá ser punido com prisão, multa ou a perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes em nosso país.

Texto: Rebeca Mota/ Semulsp
Fotos: D’Castro/ Semulsp