‘Setembro Amarelo’ reforça medidas de prevenção ao suicídio em Manaus

A campanha ‘Setembro Amarelo’ vai reforçar medidas de prevenção ao suicídio em Manaus. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (1º) e foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com uma mesa-redonda que reuniu representantes de diversas instituições ,na Zona Sul de Manaus.

A chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite, disse que o tema da mesa-redonda de abertura foi ‘Diálogo Interdisciplinar sobre Prevenção ao Suicídio’, e envolveu profissionais de diversas áreas de atuação, além da presença de universitários de cursos relacionados à Saúde.

“Estamos começando essa campanha com a mesa-redonda e, ao longo do mês, estaremos desenvolvendo diversas atividades nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Atenção Psicossocial. Nosso objetivo é mobilizar toda a sociedade nas formas de evitar o suicídio, e trabalhar para que todos valorizem a vida, e busquem ajuda em caso de sofrimento psíquico”, contou Jeane.

A Semsa também realizará um treinamento, voltado a profissionais da Educação, sobre o preenchimento da Ficha de Notificação de Violência.

“Nessa ficha também se fala sobre violência autoprovocada, que pode ser um indício de que alguém está com sofrimento psíquico, e esses dados são relevantes para a formulação de políticas públicas”, disse.

G1AM