‘Só peguei a minha família’, diz morador que perdeu casa em incêndio em Manaus

O mecânico Mário Júnior, de 35 anos, foi um dos moradores que perdeu tudo durante um incêndio que teve início em um galpão de reciclagem, na noite desta quarta-feira (15), na Avenida Igarapé do Passarinho, Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. O homem vai precisar sair da casa com a esposa e o filho de 13 anos.

O mecânico relatou à Rede Amazônica que estava assistindo uma partida de futebol na televisão, quando percebeu o incêndio. Ele só teve tempo de levar a família para fora do imóvel.

O fogo destruiu a casa, incluindo documentos, além de itens pessoais e domésticos.

“Na hora que percebi o fogo, sair correndo. Não consegui pegar documento e só peguei a minha família. O fogo tomou conta da minha casa e eu perdi tudo, eletrodoméstico, roupa, utensílios de limpeza, tudo”, contou o mecânico.

Em nota, a Prefeitura de Manaus afirmou que a Defesa Civil identificou o risco imediato em três casas, sendo duas totalmente afetadas e uma afetada parcialmente.

De acordo com a prefeitura, na manhã desta quinta-feira (15), uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) esteve no local para cadastrar as famílias que serão inseridas no Auxílio Aluguel e receberão benefícios eventuais, como cestas básicas, colchões, lençóis, kits de higiene e de limpeza.

A Semasc informou, ainda, que está atuando no encaminhamento para a emissão da segunda via dos documentos que foram perdidos durante o incêndio.

Incêndio

 

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o incêndio não deixou feridos. De acordo com a corporação, pelas características da região, o risco era de que o fogo se espalhasse por dezenas de casas, mas o trabalho rápido das equipes impediu a propagação do desastre para outras casas.

O fogo começou no galpão de reciclagem e se espalhou para outras residências, que são coladas ao estabelecimento.

Ainda conforme o CBMAM, relatos de testemunhas apontam que o incêndio teria sido provocado por um acidente com fogos de artifícios. No espaço comercial onde o fogo começou, algumas pessoas estariam reunidas assistindo a um jogo de futebol.

G1