Tite convoca Pedro e Everton Ribeiro em penúltima lista da seleção brasileira antes da Copa do Mundo

Após uma série de observações no futebol brasileiro e internacional, o técnico Tite anunciou nesta sexta-feira a penúltima convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. O atacante Pedro, do Flamengo, foi a principal novidade. O lateral-esquerdo Alex Telles, os zagueiros Bremer e Ibañez, o meia Everton Ribeiro foram surpresas. Antony e Firmino retornaram à lista, que tem nove atacantes. Phillipe Coutinho ficou de fora, assim como Gabriel Jesus e Daniel Alves. O lateral veterano teve complicações com uma gastrointerite no México, e perdeu preparo físico.

A lista de 26 nomes será para jogos contra Gana e Tunísia, dias 23 e 27 de setembro, nos últimos amistosos antes da convocação final para o Mundial do Catar. A convocação final ocorrerá na semana entre os dias 7 e 10 de novembro e também terá 26 atletas.

A última convocação de Pedro foi para os duelos contra Venezuela e Uruguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, nos dias 13 e 17 de novembro de 2020. Depois de atuar por 15 minutos na vitória sobre a Venezuela, no Morumbi, o jogador passou por exames e foi cortado por desgaste devido ao excesso de jogos pelo clube. Em 2021, nova frustração. Pedro foi chamado para disputar as Olimpíadas, mas o Flamengo desta vez não liberou o jogador, por não se tratar de data Fifa.

– Pedro já fez parte. Inclusive jogou, estava convocado antes do Richarlison, mas teve aquele problema do joelho. Ele é uma parte integrante dessa lista de 50 atletas que estamos sempre fomentando estar no mais alto nível. Compete a nós, e não é demagogia, mostrar ao atleta aquilo que ele precisa fazer para estar no seu melhor. Eu como ex-atleta queria: diga o que eu quero, o que eu preciso para estar no meu melhor. Depois sim são as escolhas, o nosso papel. Mas compete à preparação, e nisso somos extremamente leais, a dar essa condição. Depois é da vida – afirmou Tite sobre a a volta de Pedro.

Em seguida, o técnico explicou o que quer com o jogador em campo:

– Ele é um 9, de área, terminal. É o jogador da conclusão. Ele é o Fred atual. Jogador que tem capacidade de finalização, constrói, e pega uma equipe que está muito atrás, fechada, invariavelmente precisa de bolas de lado que permitam conclusão de cabeça. O gol que ele fez de empate contra o Velez representa bem o que estou dizendo. Então ele empresta essa característica.

Grande atração, o centroavante Pedro fez o técnico levar mais atacantes do que nas listas anteriores (nove), de maio e março, quando teve oito e sete jogadores no setor, respectivamente. Desde o último chamado de Tite, para os amistosos contra o Japão e a Coreia do Sul, em junho, Pedro decolou no Flamengo. Antes da lista, o atacante havia marcado seis gols na temporada 2022. Com a chegada de Dorival Júnior, se tornou titular e fez outros 18 gols nas 28 partidas seguintes.

Outro que cresceu muito no Flamengo com o técnico foi Everton Ribeiro. Tite lembrou que o meia concorre com Philippe Coutinho, sim, mas que ambos podem ser convocados para a Copa.

– Há uma concorrência entre ele sim. São criativos, mas podem os dois serem convocados. É um jogador de criação e organização. Esteve com a gente, teve oportunidades acentuadas, minutagem bastante acentuada. Quero fazer aqui um enaltecimento ao grande trabalho do Dorival Júnior. Ele conseguiu em tão rápido tempo ajustar a equipe numa mecânica tal que, em cima de uma ideia de quantificação de carga, e fazer complemento de setores e de equipe, o que é muito difícil, em cima dessa retomada de alto desempenho do Everton, mas também de forma geral, eleva o nível técnico dos atletas. Essa sintonia entre preparação física, saúde do atleta e ajuste técnico e tático faz a evolução. É o que fez com o Everton e com outros jogadores – completou Tite.

A lista completa:

Goleiros: Alisson, Ederson, Weverton

Laterais: Danilo, Alex Sandro, Alex Telles

Zagueiros: Bremer, Éder Militão, Marquinhos, Ibañez e Thiago Silva

Meias: Bruno Guimarães, Casemiro, Éverton Ribeiro, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá

Atacantes: Antony, Firmino, Matheus Cunha, Neymar, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vini Jr