UGPE promove semana do Meio Ambiente com foco nos beneficiários do Prosamin+

 

Programação inclui ações de conscientização ambiental, com palestras e exposições de produtos feitos com materiais reciclados

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas (UGPE) promove uma série de atividades de conscientização ambiental para os colaboradores e beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O objetivo é ter uma semana de ações socioambientais para reforçar o compromisso com as questões de preservação do meio ambiente, criando mecanismos de conscientização.

“O intuito é provocar a reflexão sobre os impactos a que todos estamos sujeitos quando negligenciamos os cuidados com o meio ambiente. Com isso, estimular uma mudança de atitude, colocando em prática o aprendizado adquirido por meio das ações sociais e ambientais realizadas, pelo programa, incluindo orientações para a prática de atitudes ambientalmente corretas”, afirma o engenheiro civil Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE.

A semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente da UGPE será realizada de 1º a 10 de junho, com uma programação que inclui exposição e palestra na sede do órgão, ações de sensibilização, tanto nas áreas de intervenção do Prosamin, para trabalhadores das obras, como nos residenciais, onde haverá atividades educativas para crianças, palestras com especialistas e exposição de produtos fabricados a partir de materiais reutilizáveis.

Segundo a subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, a programação visa envolver o maior número de pessoas para discutir sobre a destinação correta de resíduos. “A ideia é olhar para a questão do resíduo no sentido amplo. Não somente o resíduo doméstico, mas o reaproveitamento e o consumo consciente, que nos traga qualidade de vida”, enfatiza.

“É preciso reforçar as informações sobre destinação correta de resíduo, seja na obra, seja no dia a dia da comunidade. Como vai ser a relação do morador dos residenciais construídos pelo programa com o que é descartado. Por isso, a gente escolheu esse tema, que é a destinação correta de resíduos”, completa Viviane Dutra.

O subcoordenador do setor ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, diz que o Prosamin+ possui uma característica social e ambiental peculiar.

“Na verdade, o Prosamin+, na sua essência, tem uma característica muito mais aguçada nesse aspecto. As obras de engenharia são importantes, mas acabam sendo o resultado de uma série de ações socioambientais aprimoradas. O nosso programa é de saneamento, é ligado, diretamente, à melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Então, é importante ter ações que sejam direcionadas para a importância dessa temática, de como e quando o meio ambiente precisa ser olhado com carinho”, conclui.

Programação da semana do Meio Ambiente da UGPE

Dia 1º de junho
Abertura – Lançamento da exposição – Oficina de Fotografia – Coleta de Resíduos – Sede UGPE

Dia 2 de junho
Oficina sobre Associativismo e Organização Comunitário para lideranças e comunitários da Sharp e Manaus 2000 – Sede UGPE

Dia 3 de junho
Sensibilização sobre Segurança e Meio Ambiente (SGSA) para operários e comunidade impactada pelo Prosamin+ – Obra Silves e Maués

Dia 6 de junho
Palestra sobre SGSA para acadêmicos universitários – Sede UGPE

Dia 7 de junho
Atividade educativa com crianças – Parque Mestre Chico 2

Dia 8 de junho
Mesa-redonda sobre reciclagem em Manaus para funcionários da comunidade do igarapé Bittencourt – Sede UGPE

Dia 9 de junho
Palestra sobre saneamento no AM com engenheira Maysa Angst – Sede UGPE

Dia 10 de junho
Encerramento – Palestra do Instituto Lixo Zero – Sorteio de brindes – Sede UGPE

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Unidade Gestora de Projetos Especiais/Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (UGPE/Prosamin+): Roseane Mota (99126-7364) e Tiago Pires Corrêa (98249-0635).