Vacinação e exames preventivos serão realizados em Manaus neste sábado (16)

Em Manaus, a Prefeitura vai intensificar a multivacinação infantil, contra influenza, sarampo e Covid-19, além de ofertar exames preventivos, neste sábado (16).

Os serviços serão oferecidos em 43 unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em todos os distritos da área urbana, das 8h às 16h.

A proposta da ação é diminuir a quantidade de crianças menores de 1 ano em atraso com as vacinas Pentavalente (aplicada aos dois meses de idade) a da poliomielite (aplicada aos nove meses) e também aumentar o número de mulheres de 25 a 64 anos atualizadas com o exame preventivo do câncer do colo do útero (colpocitológico).

Vacinação

 

A vacinação contra a Covid-19 também será oferecida neste sábado para as crianças de 5 a 11 anos nos cinco pontos estratégicos exclusivos para o atendimento infantil, todos com funcionamento das 9h às 16h. A vacina também vai estar disponível no shopping Via Norte, zona Norte, das 10h às 16h.

  • Studio 5 Centro de Convenções : Av. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial I.
  • Parque da Criança: R. Castro Alves, 100 – Aleixo.
  • Sesi- Clube do Trabalhador: Avenida Cosme Ferreira, 7399 – São José I.
  • Sambódromo: Avenida Pedro Teixeira, 2565 – Dom Pedro.
  • Shopping Via Norte : Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760 – Monte das Oliveiras.

 

Além das vacinas do calendário infantil, as 43 unidades abertas neste sábado vão oferecer vacinas contra influenza e sarampo para os públicos contemplados na primeira etapa da campanha nacional de vacinação (trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos).

Para os adultos serão 27 pontos de vacinação, sendo 24 unidades de saúde que abrirão às 8h, uma hora mais cedo, e três pontos estratégicos, funcionando a partir das 9h – Sambódromo, na zona Oeste, Studio 5, na zona Sul, e shopping Phelippe Daou, na zona Norte. Todas as unidades de saúde e pontos estratégicos ficarão abertos até as 16h.

Exames preventivos

 

As 43 unidades também vão oferecer serviços como a mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, vacinação contra a Covid-19 para o público de 12 anos ou mais, teste rápido para hepatite, sífilis e HIV, e outras atividades, incluindo consultas e dispensação de medicamentos, estarão disponíveis em unidades de referência.

O atendimento será por livre demanda, não sendo necessário ter agendamento prévio nem encaminhamento médico para realizar os exames oferecidos.

G1AM