Batucada mostra força, simplicidade e competência em grande show no Ensaio dos Bumbás, em Manaus

Uma das melhores apresentações do ano. Esse é o resumo da avaliação dos coordenadores da Batucada do Garantido, em Manaus, sobre a performance no palco do Copacabana, nessa noite de sábado, no Ensaio dos Bumbás.

Os batuqueiros fecharam programação da noite, que ainda teve dose dupla de Márcias, representando a força da voz feminina encarnada. Márcia Siqueira e Márcia Novo dividiram o palco em momentos de revívio de velhos sucessos, como foi na execução de Paranonera, composição de Chico da Silva, que recebeu o toque de Márcia Novo. A Siqueira não ficou atrás e soltou sua voz potente de cabocla em toadas já antológicas como “Pura Harmonia”, do também parintinense Emerson Maia.

A noite também teve apresentações do boi Contrário. Mas quem fechou a programação foi a Batucada que entrou com toda a simplicidade genial de quem defende bandeiras muito retratadas no tema de 2018, “Auto da Resistência Cultural”. Chegou tocando no chão, antes de subir no palco, precedido pela figura imponente do boi de Pano, o Garantido, com sua imagem ressaltada mais ainda naquele cenário de luzes, fumaça e um quase delírio por parte de alguns torcedores.

Garotada jovem do Comando Garantido e do Garantido Show, mais uma vez, pintou de beleza e não deixou a animação cair. Era o que o público que tinha ficado até o final precisava para se misturar à torcida oficial e formar uma massa uníssona perreché que cantou no último volume, junto com Leonardo Castelo, toadas como Coração de Batuqueiro, Perrechés de Brasil, Batuqueiros da Baixa e Identidade Encarnada, em uma seleção mais do que bem escolhida pela coordenação musical. O coordenador musical da Batucada, em Manaus, já havia previsto antes do show. “O foco do show hoje é em relembrar grandes sucessos direcionados à Batucada”, resumiu Francisnaldo Pinheiro. E não deu outra. Os batuqueiros estavam leves, descontraídos, mas focados na regência de Francisnaldo.

Valorização dos Batuqueiros

A atual gestão da Batucada vem com ações, em Parintins e Manaus, com o objetivo de valorizar os batuqueiros. Neste sentido, a coordenação da Batucada, em Manaus, realizou ontem, após a apresentação no Copacabana, a distribuição dos CDS de 2018 para todos os ritmistas. A mesma ação já tinha sido realizada para os batuqueiros em Parintins.

Uma festa digna do bumbá mais campeão do festival de Parintins. Realização do Movimento Amigos do Garantido (MAG) em parceria com a Movimento Marujada, com apoio do Governo do Estado, através da Amazonastur.

WhatsApp Image 2018-05-06 at 02.27.28

Fonte: portal garantido