Julgamento de delegado acusado de matar advogado em casa noturna é adiado para novembro

O júri do caso do delegado Gustavo Sotero, que aconteceria nesta terça-feira (29), foi adiado para os dias 27, 28 e 29 novembro deste ano após a justiça identificar um equívoco em relação à seleção dos jurados. O homem é acusado de homicídio triplamente qualificado e também responde por três tentativas de homicídio.

Por mais de uma hora e meia, advogados e juízes debateram a situação antes da nulidade do julgamento.

O acordo foi firmado entre defesa, acusação e membros da Ordem dos Advogados seccional Amazonas (OAB-AM) que acompanharam as tratativas pelo início da manhã.

Delegado de Polícia Civil Gustavo Sotero, acusado de matar um advogado dentro de uma casa de shows em novembro de 2017 — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Delegado de Polícia Civil Gustavo Sotero, acusado de matar um advogado dentro de uma casa de shows em novembro de 2017 — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Em esclarecimentos mais detalhados, o Ministério Público afirmou que houve um problema na lista dos jurados. Segundo anúncio, novos nomes passaram a integrar o júri após a seleção inicial.

“Alguns nomes migraram de outro tribunal de juro, que não estavam na listagem de novembro, estavam hoje como possíveis julgadores. Para evitar nulidade futura, por economia processual e confiança no judiciário, e pelo MP ser fiscal da ordem jurídica, não restava outra alternativa que não o adiamento”, explicou o promotor George Pestana Vieira.

Titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca, Celso Souza de Paula — Foto: Isabella Pina/G1 AM Titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca, Celso Souza de Paula — Foto: Isabella Pina/G1 AM

Titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca, Celso Souza de Paula — Foto: Isabella Pina/G1 AM

O titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca, juiz Celso Souza de Paula, disse que o erro foi identificado pela defesa.

“No tribunal, podem acontecer vários problemas. Como chegaram a um acordo, a gente só tem que deferir o pedido das partes. Só queremos fazer o melhor procedimento possível. Vamos fazer uma publicação com uma lista de jurados, já hoje ou amanhã, e essa lista vai valer para próxima sessão do julgamento”, informou.

Na abertura que aconteceria nesta terça (29), seria realizada a abertura da sessão com o sorteio dos jurados e na sequência: oitiva das vítimas, das testemunhas de acusação e das que forem em comum com as de defesa.

Fonte: G1